Nossas atividades

As atividades desenvolvidas na Chácara Meninos de 4 Pinheiros priorizam o desenvolvimento integral dos acolhidos por meio das 4 Ferramentas Pedagógicas idealizadas pelo fundador Fernando de Góis, com sua Pedagogia dos Sonhos.

As Ferramentas Pedagógicas contemplam o ACOLHER, o CUIDAR, o OUVIR e o TRANSFORMAR. Elas são simbolizadas, respectivamente:

  • pela galinha – que acolhe carinhosamente seus filhotes embaixo de suas asas;
  • pelo urubu – conhecido nas grandes cidades por observar a tudo e todos do alto dos prédios e, quando necessário, descer para alimentar-se de carcaças e outros materiais orgânicos em decomposição, tratando assim, de cuidar da limpeza do meio ambiente;
  • pelo cachorro – o grande companheiro do ser humano, que está ao nosso lado independente da situação;
  • pela abelha – aquela que transforma o néctar em mel, que tem papel chave na polinização e na manutenção da vida no planeta.

As Ferramentas são operacionalizadas por meio de oficinas de Teatro, de Arte-terapia e de Arte Urbana; aulas de Informática; e acompanhamento escolar na Casa do Ser. Ainda, os meninos acolhidos recebem atenção psicológica e acompanhamento integral por meio do Serviço Social.